O que é Higiene Ocupacional?

Getting your Trinity Audio player ready...

A higiene ocupacional é uma área da segurança do trabalho que tem como objetivo identificar, avaliar e controlar os riscos ambientais presentes nos locais de trabalho. Esses riscos podem ser de natureza física, química, biológica, ergonômica ou psicossocial e podem causar danos à saúde dos trabalhadores.

Higiene ocupacional

É a higiene ocupacional que ajuda a antecipar a ocorrência das doenças ocupacionais ao identificar e controlar os riscos ambientais que podem afetar a saúde dos trabalhadores. Através da avaliação dos riscos e da implementação de medidas de prevenção, é possível reduzir a exposição dos trabalhadores a agentes nocivos, evitando que eles desenvolvam doenças relacionadas ao trabalho.

Para prevenir a exposição aos riscos ocupacionais, é necessário adotar medidas de controle adequadas, mediante as seguintes etapas:

a) Antecipação para prever riscos e situações;

b) Reconhecimento em visita ao local identificar os fatores de risco potencial ou real;

c) Avaliação é a constatação do risco e as conclusões sobre a magnitude, podendo ser qualitativa ou quantitativa;

d) Prevenção e controle dos riscos é a projeção, implementação e verificação das medidas de prevenção e controle de riscos.

Ao adotar as medidas de controle e prevenção, é possível antecipar a ocorrência de doenças ocupacionais. Dessa forma, os trabalhadores estão mais protegidos e menos propensos a desenvolver doenças relacionadas ao trabalho, o que contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

A higiene ocupacional é importante não apenas para proteger a saúde dos trabalhadores, mas também para garantir a produtividade e o sucesso das empresas, pois quando expostos podem sofrer de doenças ocupacionais que afetam sua capacidade de trabalhar e podem levar a absenteísmo, baixo desempenho, redução da qualidade do trabalho e aumento dos custos com indenizações e tratamentos médicos.

É importante ressaltar que a higiene ocupacional deve ser realizada de forma contínua, pois os riscos ambientais podem mudar ao longo do tempo, e novos agentes podem surgir. Por isso, é fundamental que as empresas mantenham programas de higiene ocupacional atualizados e em constante evolução, garantindo a proteção da saúde dos trabalhadores a longo prazo e promovam a cultura de segurança do trabalho entre seus funcionários, por meio de treinamentos, campanhas e outras iniciativas.


Valores especiais para empresas


Conheça nossos Cursos

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR