A ergonomia e o ambiente de trabalho

Getting your Trinity Audio player ready...

A ergonomia é um conjunto de parâmetros que estuda a organização do trabalho e a relação entre o ser humano e a máquina, a fim de oferecer conforto, prevenir doenças ocupacionais e executar uma boa relação do funcionário com o ambiente de trabalho. O ambiente de realização das atividades deve ser adaptado ao funcionário e não o contrário.

ergonomia
Postura para atividades no trabalho.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia prevê na Norma Regulamentadora n° 17 uma série de condutas e especificações a serem observadas no tocante as disciplinas de organização, higiene, iluminação, ventilação, sinalização, ruído e postura na realização das atividades laborais, as quais são de observância obrigatória de todos os empregadores e colaboradores.

Essa preocupação acarreta uma série de benefícios positivos para empresas e funcionários, podendo citar dentre eles a melhora da produtividade, melhora das relações interpessoais na organização e na vida do colaborador, melhora da saúde e segurança na atividade a ser desenvolvida e contribuem também para a satisfação do colaborador e melhor desempenho profissional.

O estresse é um exemplo de doença laboral, que pode acometer qualquer funcionário. A iluminação inadequada e exposição a elevados índices de temperatura, ruído ou umidade podem prejudicar o trabalhador, causando problemas de visão e enxaquecas, assim como aumentar a quantidade de erros durante a execução das atividades.

stress

Em tempos de pandemia de Covid-19, muitos profissionais estão em regime de tele trabalho, realizando suas atividades em home office, ainda assim, mesmo que não estejam no ambiente da empresa, os cuidados e precauções devem ser tomados, em observância as regras da ergonomia.

O local de trabalho escolhido, dentro de casa, deve ser arejado, limpo, com iluminação suficiente, bem como devem ser respeitas as pausas e o horário de expediente. O computador e telefone devem ser colocados em uma mesa adequada, o monitor deve ser ajustado na altura dos olhos, a posição correta do corpo sentado na cadeira dentre tantas outras questões a serem observadas.

Essa nova modalidade de trabalho não extingue a responsabilidade das empresas com relação à saúde nas relações laborais, nem mesmo retira a obrigação do colaborador no auto cuidado.

Durante o trabalho, realize alongamentos, levante, movimente-se, hidrate-se e evite a repetição de movimentos. Essas atividades são importantes no local de trabalho ou no trabalho em casa e podem evitar problemas posteriores na vida e saúde do profissional.

As novas atualizações nas demais NRs serão com a mesma intenção, de prevenir o colaborador, no desenvolvimento das atividades do trabalho, dentro da empresa. Essas NRs irão para consulta pública, e avançarão para o mesmo caminho.


Valores especiais para empresas.


Conheça nossos Cursos

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR


#topeletrica