Acidentes com eletricidade no Brasil – Estatísticas

Compartilhe:
Facebook
Facebook
Google+
https://www.topeletrica.com.br/blog/acidentes-com-eletricidade-no-brasil/
LinkedIn

A eletricidade é muito perigosa, ao trabalhar com ela o profissional corre o risco de sofrer graves lesões se medidas de segurança não foram tomadas. A energia elétrica está presente em nosso cotidiano, sendo ela encontrada em Baixa Tensão (127V / 220V) ou Alta Tensão (Acima de 1000V).

Top Elétrica – Cursos de NR10

A Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) realiza o levantamento estatístico sobre os acidentes de origem elétrica em todo o Brasil. A intenção deste levantamento é de conscientizar a população sobre os riscos e perigos da eletricidade, tanto em redes de alta tensão quanto em instalações precárias realizadas em casa.

O ano de 2015 iniciou preocupante pois só em Janeiro foram contabilizadas 75 mortes causadas por choque elétrico. Apesar do começo assustador, ao longo do ano o número de vítimas fatais foi diminuindo e o ano fechou com 5% de queda em relação ao apurado em 2014: de 627 para 601 vítimas mortais.

Através destes números pode-se verificar que ainda tem muito a ser feito. Em todo o Brasil, o número de incêndios gerados por sobrecarga/curto-circuito aumentou. Passou de 295 em 2014 para 441 em 2015, um aumento de 49%.

A causa destes incêndios normalmente são instalações elétricas precárias e incorretas – gambiarras – comuns em todo o território brasileiro. Com isso, o número total de acidentes envolvendo eletricidade (com ou sem vítimas fatais) aumentou 3%, passando de 1222 em 2014 para 1257 em 2015.

O aumento no número de incêndios também afetou a quantidade de vítimas fatais: 33 pessoas morreram devido a um incêndio com origem na eletricidade. O número é 65% maior do que em 2014, quando 20 pessoas perderam a vida em acidentes desta natureza.

Em vista dos números apresentados vemos a importância em mantermos a discussão sobre os perigos da eletricidade e os riscos das “gambiarras”. Uma boa maneira de iniciar e divulgar isso é compartilhando essa notícia com amigos e parentes, além de estimular a discussão sobre o tema, tema este tão perigoso que em muitas vezes não é dada a atenção que merece.

Somente com a prevenção, treinamentos e divulgação de conhecimento podemos reduzir esses casos a zero.

E como podemos Prevenir os Acidentes com Eletricidade ??

Todos hoje dependem muito da energia elétrica, o mundo atual é completamente dependente dos benefícios que ela proporciona, no entanto, conforme vimos acima todo cuidado é pouco, seja em casa, na rua, ou no trabalho (pessoas que trabalham com eletricidade).

Top Elétrica – Cursos de NR10

Um ponto importante é o controle de riscos de acidentes de trabalho, pois com a utilização de métodos de prevenção, por parte do empregado ou empregador, é possível evitar graves acidentes.

Não só para cumprir uma legislação mas preocupados com os altos índices de acidentes de trabalho envolvendo a eletricidade, diversas empresas estão adotando ações para informar e conscientizar os profissionais que atuam direta ou indiretamente quanto aos riscos da atuação junto à energia elétrica.

Para Garantir a execução de um bom trabalho os treinamentos sobre as normas de segurança (NR-10) e a utilização de equipamentos de segurança específicos para os trabalhadores que atuam com a eletricidade são essenciais. Além destes ítens, é importante que haja uma atualização constante do quadro para que se possa identificar o risco e estar preparado para possíveis eventualidades.

Conheça o curso de NR10 oferecido pela TOP Elétrica e esteja capacitado e informado sobre os riscos da eletricidade.

Fale com um de nossos consultores através de nosso chat ou whatsapp.

#Segurança      #Prevenção      #NR10

Você deseja acompanhar estes números estatísticos e divulgar a seus colegas e familiares, então acesse http://abracopel.org/estatisticas/

Compartilhe:
Facebook
Facebook
Google+
https://www.topeletrica.com.br/blog/acidentes-com-eletricidade-no-brasil/
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.