Doenças Ocupacionais. O que são ?

As doenças ocupacionais, ou profissionais, são resultados provocados pelas atividades desenvolvidas no trabalho, ligadas diretamente a profissão, segundo art. 20, I da Lei nº 8.213/91, portanto são resultantes do afastamento de milhares de empregados de seu cargo na empresa em que trabalham.

De acordo com o Ministério do Trabalho (atual Secretaria do Trabalho), em 2014 foram registrados 251,5 mil afastamentos do trabalho, por ordem médica.

doênças ocupacionais - top elétrica

Um trabalhador que desenvolve uma doença ocupacional tem, perante lei, direitos iguais ao de envolvidos em acidentes de trabalho, por isso indicio de cansaço mental e dores físicas podem ser o início de doenças ocupacionais.

A maioria das doenças ocupacionais são reconhecidas pela perícia médica do INSS, pois é mais evidente os resultados em uma vítima de acidente de trabalho. Isso porque o diagnóstico é abstrato, necessitando ter a clara certeza de que foi resultante do exercício da função.

São conhecidas como doenças do trabalho:

– Degenerativa: alteram o comportamento da célula, ocasionando lesões graduais do tecido;

– Inerente ao grupo etário: a idade é, necessariamente, fato gerador da enfermidade;

– Que não produza incapacidade laborativa: enfermidades simples como uma queda ou um pequeno corte;

– Endêmica adquirida por contato direto ou exposição resultante da natureza do trabalho.

LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho) são doenças ocasionadas pelo esforço repetitivo, em posturas inadequadas. Podem provocar tendinites, tenossinovites e lesões no ombro, por exemplo. Assim como as Dorsalgias, que são problemas na coluna e podem ocasionar hérnias de disco.

Dor nas costas (ou “Dorsalgia“) é a dor sentida nas costas. Pode provir dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa.

doenças ocupacionais raio x

Da mesma forma, transtornos das articulações, varizes em membros inferiores e transtornos auditivos, principalmente perda auditiva podem ser resultados posturas inadequadas, mesma posição por um longo tempo e exposição a ruídos.

Doenças ocupacionais também abrangem problemas mentais, como ansiedade, depressão e stress pós-traumático.

Todas as doenças ocupacionais podem ser prevenidas e/ou reduzidos os impactos na saúde do trabalhador, por exemplo pode ser utilizado equipamentos de proteção (individual/coletivo), treinamentos que auxiliem no desenvolvimento correto das atividades e orientações do técnico de segurança e medicina do trabalho, caso a empresa possua.

ergonomia

Valores especiais para empresas.


Conheça nossos Cursos

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR


#topeletrica

#nr10

#nr10sep

#nr10basico

#nr06

#em brave Ergonomia (Consulte)

#nronline