Doenças Ocupacionais. O que são ?

Compartilhe:

As doenças ocupacionais, ou profissionais, são resultados provocados pelas atividades desenvolvidas no trabalho, ligadas diretamente a profissão, segundo art. 20, I da Lei nº 8.213/91, portanto são resultantes do afastamento de milhares de empregados de seu cargo na empresa em que trabalham.

De acordo com o Ministério do Trabalho (atual Secretaria do Trabalho), em 2014 foram registrados 251,5 mil afastamentos do trabalho, por ordem médica.

Trabalhador carregando caixa com lesão na coluna

Um trabalhador que desenvolve uma doença ocupacional tem, perante lei, direitos iguais ao de envolvidos em acidentes de trabalho, por isso indicio de cansaço mental e dores físicas podem ser o início de doenças ocupacionais.

A maioria das doenças ocupacionais são reconhecidas pela perícia médica do INSS, pois é mais evidente os resultados em uma vítima de acidente de trabalho. Isso porque o diagnóstico é abstrato, necessitando ter a clara certeza de que foi resultante do exercício da função.

São conhecidas como doenças do trabalho:

– Degenerativa: alteram o comportamento da célula, ocasionando lesões graduais do tecido;

– Inerente ao grupo etário: a idade é, necessariamente, fato gerador da enfermidade;

– Que não produza incapacidade laborativa: enfermidades simples como uma queda ou um pequeno corte;

– Endêmica adquirida por contato direto ou exposição resultante da natureza do trabalho.

LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho) são doenças ocasionadas pelo esforço repetitivo, em posturas inadequadas. Podem provocar tendinites, tenossinovites e lesões no ombro, por exemplo. Assim como as Dorsalgias, que são problemas na coluna e podem ocasionar hérnias de disco.

Dor nas costas (ou “Dorsalgia“) é a dor sentida nas costas. Pode provir dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa.

Raio x de trabalhador com problema na coluna.

Da mesma forma, transtornos das articulações, varizes em membros inferiores e transtornos auditivos, principalmente perda auditiva podem ser resultados posturas inadequadas, mesma posição por um longo tempo e exposição a ruídos.

Doenças ocupacionais também abrangem problemas mentais, como ansiedade, depressão e stress pós-traumático.

Todas as doenças ocupacionais podem ser prevenidas e/ou reduzidos os impactos na saúde do trabalhador, por exemplo pode ser utilizado equipamentos de proteção (individual/coletivo), treinamentos que auxiliem no desenvolvimento correto das atividades e orientações do técnico de segurança e medicina do trabalho, caso a empresa possua.

Boneco representando trabalhador utilizando equipamento para evitar lesão.

Valores especiais para empresas.


Conheça nossos Cursos

CLIQUE AQUI

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR


#topeletrica

#nr10

#nr10sep

#nr10basico

#nr06

#em brave Ergonomia (Consulte)

#nronline

Compartilhe: