Choques elétricos podem ser evitados: Dispositivo DR

Getting your Trinity Audio player ready...

De acordo com a Norma Brasileira NBR 5410, é obrigatório o uso de Dispositivo de Proteção a Corrente Diferencial-Residual (DR) nas instalações elétricas.

dispositivo DR

Este dispositivo deve ser instalado nos seguintes circuitos:

  • Que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
  • Que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
  • Que alimentam tomadas situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos na área externa.
  • Que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.

Esse equipamento de tamanho pequeno tem como finalidade proteger pessoas e animais contra os efeitos do choque elétrico seja por contato direto como indireto. Ele detecta essa fuga não corriqueira e desarma os circuitos com ligação a ele, impedindo que ocorram choques elétricos.

Contato direto

Falha de isolação ou remoção das partes isolantes, com toque acidental da pessoa em parte energizada (fase/ terra).

Contato indireto

Através  do contato da pessoa com a parte metálica (carcaça do aparelho), que estará energizada por falha de isolação, com interrupção ou inexistência do condutor de proteção (terra).

O DR é de fácil instalação, mas é necessária a contratação de profissionais habilitados para a instalação do dispositivo no quadro de disjuntores da residência/escritório.

Mesmo com a obrigatoriedade de instalação do DR, poucas instalações possuem este dispositivo. Muitos acidentes com choques elétricos que ocorrem, principalmente com crianças, poderiam ser evitados.

De acordo com dados estatísticos da Abracopel de 2017, as mortes decorrentes de choques elétricos chegaram a 627 casos em todo o Brasil. Uma pequena distração pode resultar em morte, devido ao contato indevido e inseguro com a eletricidade.

curto circuito

Em uma pesquisa rápida pela internet, pode-se encontrar o DR com valores entre R$ 55,00 e R$ 590,00. Os de maior valor seriam os aplicáveis a sistemas com muitos equipamentos, cabos e circuitos de ligação.

Para trazer maior segurança à sua família, é muito importante e obrigatória a instalação de um equipamento de proteção DR. Assim, diversos acidentes podem ser evitados.

Lembre-se, ao contratar um profissional para realizar qualquer intervenção elétrica em sua residência/escritório, verifique se o mesmo está habilitado para realizar tal atividade e se possui o curso de segurança em eletricidade exigido por Lei, Norma Regulamentadora 10 (NR10).

Preze pela saúde e segurança da sua família.


Conheça nossos Cursos

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR.


#topeletrica


BIBLIOGRAFIA

https://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/normas%20e%20relat%F3rios/NRs/nbr_5410.pdf

http://abracopel.org/noticias/saem-os-dados-ineditos-sobre-acidentes-de-origem-eletrica-de-2017/