Geração de energia Fotovoltaica: vantajosa ou não?

A geração da energia fotovoltaica produzida pelo sol tornou-se uma aliada na economia de energia, tanto econômica como sustentável para o homem da modernidade.

Geração de energia Fotovoltaica

Com a publicação da resolução normativa (REN) n° 482/2012 (e suas alterações pela REN 687/2015) da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permitiu o acesso ao sistema de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia elétrica propiciando uma alta expansão desse mercado.

Empresas buscam, na energia solar, reconhecimento no mercado como empresa sustentável e redução nos custos. De acordo com a reportagem do G1, a Ddx Têxtil Indústria e Comércio de Malhas, indústria catarinense do setor têxtil, sentiu efeitos a curto prazo no investimento realizado para a aquisição de 1.200 painéis fotovoltaicos. Os custos com energia elétrica representam, após a mudança, ¼ do valor de antes. Com essa mudança, a indústria saiu na frente de concorrentes do ramo pela parceria com Lojas Renner, empresa que preza muito por fornecedores com esse tipo de investimento.

Na Alemanha, país onde a energia fotovoltaica é muito utilizada e estudada, testes com ciclovias geradoras de energia são possíveis solução para mais de um problema. Além de economizar e gerar uma sustentável energia, a ciclovia implantada no bairro de Liblar – Erftstadt é pavimentada por pastilhas fotovoltaicas que, além de captarem a luz solar para geração de energia elétrica para o povoado ao redor, também derrete a neve que se acumular na via, além de reduzir os ruídos provocados pela ciclovia.

O governo alemão estuda e aprova a aplicação de geração de energia limpa no país, sendo o representante no mundo desde 2014. Na utilização de ciclovias, como a mencionada acima, o investimento e planejamento devem ser muito programados, pois a previsão é que o capital aplicado retorne de 10 a 14 anos de utilização.

Geração de energia Fotovoltaica paineis

Na captação sustentável de energia elétrica, a fotovoltaica é uma forte concorrente para aplicação nas indústrias e comércio, sendo que as vantagens são atrativas nesses ramos de negócio. Até mesmo nas residências, a economia de energia é muito maior com a instalação de painéis solares. De acordo com a empresa Blue Sol, essa economia pode chegar a 95%.

Essa economia, além de utilizar um dos métodos sustentáveis, mencionados em nosso artigo “Geração de Energia Sustentável”, a energia solar é o método que está ao alcance das mãos dos consumidores residenciais, como modo sustentável de energia renovável e de redução nos custos. A economia equilibra os gastos com os equipamentos ou é algo que não se pode considerar no Brasil? Essa é uma resposta que todo o consumidor e empreendedor deve responder, fazendo o devido planejamento.

Geração de energia Fotovoltaica e a NR10

Para trabalhos com eletricidade, o Ministério do Trabalho criou a NR 10, que tem o objetivo de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interajam direta ou indiretamente em instalações elétricas. A norma obriga que o instalador deve ser um profissional qualificado, devidamente treinado e habilitado para estar apto a realizar a instalação segura de equipamentos elétricos.

Geração de energia Fotovoltaica trabalhadores

NR-10 é aplicável a qualquer tipo de instalação, seja baixa ou alta tensão, corrente alternada ou contínua.

Por esse motivo, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, indicados na NR 10 e regulamentados pela NR 6, são de uso obrigatório para minimizar o risco de lesões por eletrocução.

Os módulos fotovoltaicos produzem energia em corrente contínua. Essa corrente é transportada através de cabos até um aparelho chamado inversor, que tem, como uma de suas funções, converter a corrente contínua em corrente alternada, que é a forma de onda de corrente e tensão utilizados na maioria dos aparelhos domésticos e industriais.

sistema de energia solar

Para conhecer mais sobre o assunto e estar capacitado para o mercado de trabalho conheça os cursos de segurança em eletricidade da Top Elétrica.

Conheça nossos Cursos

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

Trabalhe com segurança e volte para a sua família com tranquilidade.


#topeletrica

#nr10basico


BIBLIOGRAFIA

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2019/05/28/industria-do-setor-textil-investe-em-energia-solar-e-se-destaca-no-mercado-de-malhas-infantis.ghtml

http://www.arandanet.com.br/assets/revistas/fotovolt/2019/maio/index.php

http://blog.bluesol.com.br