Geração de Energia Sustentável

Getting your Trinity Audio player ready...
Sustentabilidade

Geração de Energia Sustentável, um bem para todos.

O modo de vida do ser humano, da atualidade, exige cada vez mais um consumo maior de eletricidade. Essa dependência tende a aumentar a cada ano. A utilização de fontes esgotáveis de energia elétrica cobram cada vez mais da natureza e do planeta Terra, essas consequências refletem diretamente no homem e em sua saúde e bem estar.

Meios sustentáveis de geração de energia elétrica, que atendam a demanda de consumo do homem moderno, estão sendo lembrados e pesquisados por responsáveis e estudiosos. Esses métodos provocariam uma mudança no paradigma de geração de energia, que ocorre atualmente no Brasil.

Entre esse novos sistemas de captação de energia, considerados “limpos” estão a energia solar, captada através dos raios emitidos pelo sol na superfície terrestre, a energia eólica onde é obtido através da força gerada pelas correntes de ventos. Outra opção também seria a biomassa, toda matéria orgânica de origem animal ou vegetal, gerada através da decomposição.

A utilização de petróleo e carvão mineral também representa seu percentual na geração de energia no Brasil. Porém, por não serem métodos sustentáveis, apresentam, assim como a geração por hidroelétricas, seu impacto ambiental ao país.


Todos esses métodos sustentáveis apresentam seus motivos favoráveis e desfavoráveis para a utilização na geração de energia. Os impactos aoplaneta são reduzido em comparação aos métodos tradicionais e mais utilizados para a geração de energia elétrica.

Em Minas Gerais foi construída a primeira fazenda de energia solar por assinatura. Confira a reportagem.

Geração solar

A utilização de petróleo e carvão mineral também representa seu percentual na geração de energia no Brasil. Porém, por não serem métodos sustentáveis, apresentam, assim como a geração por hidroelétricas, seu impacto ambiental ao país.


Todos esses métodos sustentáveis apresentam seus motivos favoráveis e desfavoráveis para a utilização na geração de energia. Os impactos ao
planeta são reduzido em comparação aos métodos tradicionais e mais utilizados para a geração de energia elétrica.

A energia eólica é uma fonte de geração mais limpas estudadas atualmente. Mesmo prosperando na geração e em pesquisas, as consequências geradas são prejudiciais. Entre eles, está o alto custo e investimento em equipamentos, sendo que os mesmos são capazes de emitir altos ruídos. Nas áreas onde são instalados, a construção não é permitida, devido ao espaço necessário para captação do vento. Para outras atividades como o plantio pode ser utilizada a área.

Geração eólica

Para a energia solar, as ferramentas utilizadas tem custo tão elevado como para a energia eólica. O posicionamento das placas utilizadas deve ser onde os raios toquem a superfície diretamente, sem interferência ou redução da radiação direta. Assim como para geração eólica, para a produção de energia solar é necessário um estudo das condições meteorológicas do local
de instalação. Caso contrário, esse método sustentável passa a ser improdutivo.

Geração biogás

Na geração de energia elétrica por meio de biomassa, a decomposição de matérias vegetal e animal é uma interessante forma de captação, onde os impactos ambientais são muito reduzidos. Esse método é considerado muito promissor, mas oferece impactos ambientais, assim como as demais maneiras apresentadas, pois a biomassa é estudada cada vez mais como fonte geradora de energia.

O uso de equipamentos de alto custo, como na energia eólica e na solar, é um fato a ser considerado na captação de energia dessa maneira. Mas o impacto ambiental causado é menor que o causado pela geração de energia por derivados do petróleo, ou carvão, nuclear e em hidroelétricas.

O estudo das novas gerações de energia elétrica, para métodos cada vez mais sustentáveis é próspero, e a utilização dessas novas formas é benéfico para o meio ambiente, contando com a grande demanda de energia elétrica do homem, e a dependência de eletricidade no mundo moderno.

Independente do tipo de geração é importante que o Trabalhador esteja capacitado para realizar as atividades afim de se evitar acidentes, os cursos da Top Elétrica foram elaborados por profissionais qualificados e atuantes na mais diversas áreas.

A Top Elétrica preza pela Segurança de suas Alunos.


Bibliografia
https://www.todamateria.com.br/biomassa/


https://periodicos.ufsm.br/reget/article/download/19195/pdf