EPIs e EPCs Devem Ser Substituídos?

Compartilhe:

É necessário o uso de Equipamentos de Proteção afim de avitar ou ao menos minimizar acidentes garantindo assim a segurança do profissional. De acordo com a Norma Regulamentadora 06, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) devem ser fornecidos de forma gratuita aos empregados, e devem ser substituídos caso haja qualquer falha ou no tempo determinado pelo fabricante do equipamento.

Os EPIs são de uso exclusivo e individual de cada trabalhador, não podendo ser compartilhado. Esses equipamentos devem ser utilizados tanto para a realização de atividades individuais quanto para as atividades desenvolvidas em grupo.

Quanto aos EPCs são disponibilizados pela empresa para trabalhos, exclusivamente, de caráter coletivo. Essa característica não descarta a utilização de equipamentos individuais, sendo ideal o uso conjunto dos equipamentos, individuais e coletivos.

C.A. (Certificado de Aprovação) é a garantia dada pela Secretaria do Trabalho para que o EPI/EPC seja considerado de qualidade, e apto para uso. Todo EPI/EPC nacional ou importado antes de ser comercializado deve adquirir o respectivo C.A.

No decorrer do uso, esses equipamentos acabam ficando gastos, o que não garante totalmente a segurança do empregado, no uso do mesmo. Não existe um tempo exato para troca dos equipamentos de proteção individual. Essa se dá de acordo com cada fabricante, de acordo com o material utilizado para confecção do equipamento. Sendo assim, pode-se considerar que todo equipamento tem uma data de validade específica, dependendo da categoria, fabricação e materiais utilizados.

Na mesma norma regulamentadora, é de obrigação do colaborador a correta conservação e devido uso do equipamento na atividade desempenhada. A conservação indevida ou o uso incorreto pode acarretar em punições, previstas e regulamentadas em lei. O manuseio e cuidado com os equipamentos devem ser apresentados aos trabalhadores, que devem ser instruídos pela empresa, assim como disponibilizados, se necessários, os materiais devidos para limpeza e acondicionamento dos equipamentos.

Sendo assim, esses equipamentos oferecem o desenvolvimento de atividades com o nível de segurança ideal ao empregado. Cada categoria e serviço contém o equipamento individual e coletivo de acordo, inclusive com as medidas físicas de cada colaborador. A substituição dos equipamentos deve ocorrer de maneira correta, sendo por desgaste ou pelo tempo indicado pelo fornecedor.

Afim de garantir a sua segurança e de seus colegas de trabalho conheça os cursos oferecidos pela Top Elétrica. Nossos cursos possuem material didático atualizado, profissionais habilitados em seus conselhos de classe responsáveis pelos cursos, simuladores, vídeos, e muito mais. Confira !

Usar o EPI/EPC corretamente é Evitar o Acidente.

Conheça nossos Cursos

CLIQUE AQUI

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR.


#topeletrica

#NR06

#prevençãoacidentes

Compartilhe: