Sinalização de Segurança

Getting your Trinity Audio player ready...

Sinalização de segurança é um dos principais Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), sendo um dos aspectos mais importantes para proporcionar segurança no ambiente de trabalho.

São diversos os símbolos utilizados para realizar a sinalização dos mais variados tipos de ambientes.

A sinalização de segurança existe para garantir a segurança no ambiente de trabalho, seja quanto a indicação/obrigação relacionada a segurança ou saúde no trabalho. A utilização de sinalização adequada auxilia na prevenção dos riscos, ela é apenas um complemento às medidas de segurança adotadas, uma vez que a sinalização, por si só, não elimina o fator de risco existente.

Exemplos de sinalização são os cones, sons, fitas e/ou correntes de sinalização, dentre outros. A sinalização também pode ser feita por meio de cores, que podem indicar o grau de risco, identificando equipamentos de segurança e tubulações, bem como delimitar áreas.

Sinalizar significa comunicar de alguma forma, portanto Placas, adesivos, cartazes, ícones, banners, com gráficos, escritos ou com objetos, visam indicar, mostrar e apontar situações / informações rápidas sobre o local.

A sinalização de segurança é um conjunto de estímulos que informam e orientam um indivíduo sobre algum risco ou a melhor conduta a ser tomada em determinadas circunstâncias relevantes, como por exemplo uma rota de fuga em caso de princípio de incêndio, fornecendo assim uma indicação ou uma prescrição relativa à segurança e/ou à saúde no trabalho.

Exemplos de Sinalização de Segurança

Abaixo indicamos alguns tipos sinalização como exemplos para a identificarem e sinalizarem os riscos no ambiente de trabalho.

Sinalização de Emergência

Sinalização de Alerta

Sinalização de identificação de riscos

Sinalização de Obrigação

Sinalização de Conscientização

Sinalização de Obrigação



Finalmente, o empregador deve garantir que os trabalhadores tenham acesso a programas de treinamento e acesso às informações para garantir que as normas relativas à segurança e saúde sejam seguidas. A falta de treinamento adequado pode levar a graves acidentes e à violação das exigências de segurança e saúde no trabalho.


Valores especiais para empresas.


Conheça nossos Cursos

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR