Dicas de direção defensiva e preventiva

Getting your Trinity Audio player ready...

Vamos mostrar algumas dicas de direção defensiva e preventiva, porém antes disso vamos relembrar o que é a direção defensiva.

A direção defensiva é uma técnica de direção que visa prevenir acidentes de trânsito, antecipando e evitando situações de risco.

Direção  defensiva, veja algumas dicas sobre direção defensiva e preventiva.

Ela envolve a adoção de uma série de medidas preventivas, como manter distância segura do veículo à frente, seguir as leis de trânsito, estar sempre atento ao ambiente ao redor, usar o cinto de segurança, não dirigir sob a influência de drogas ou álcool, antecipar o tráfego e as condições da estrada, estar ciente dos pontos cegos do veículo, não usar o celular enquanto dirige e fazer a manutenção regular do veículo.

A direção defensiva busca evitar a ocorrência de acidentes, preservando a vida e a integridade física dos condutores, passageiros e demais usuários das vias de trânsito.

Abaixo vamos listar 9 dicas de direção defensiva e preventiva.

Dica 1 – Esteja sempre atento à estrada e ao ambiente ao seu redor. Verifique constantemente os espelhos retrovisores e mantenha-se alerta para possíveis perigos, como pedestres, ciclistas, outros motoristas ou animais.

Dica 2 – Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente. Isso dará a você tempo suficiente para reagir se o veículo à sua frente fizer uma parada repentina ou houver uma emergência.

Dica 3 – Siga as leis de trânsito e limite de velocidade. Não se apresse e respeite as regras de trânsito para evitar acidentes.

Dica 4 – Use sempre o cinto de segurança. Certifique-se de que todos os passageiros em seu veículo também estejam usando o cinto de segurança.

Dica 5 – Não dirija se estiver cansado ou sob a influência de álcool ou drogas. A fadiga e o uso de substâncias podem afetar sua capacidade de dirigir com segurança.

Dica 6 – Antecipe o tráfego e as condições da estrada. Esteja preparado para reagir a qualquer mudança nas condições da estrada, como condições climáticas adversas ou obstáculos na estrada.

Dica 7 – Esteja ciente dos pontos cegos do seu veículo. Verifique sempre os pontos cegos antes de mudar de faixa.

Dica 8 – Não use o celular enquanto dirige. Isso pode distraí-lo e reduzir sua capacidade de reagir rapidamente a situações de emergência.

Dica 9 – Faça a manutenção regular do seu veículo. Verifique regularmente os pneus, freios e outros componentes do veículo para garantir que estejam em boas condições e funcionando corretamente.


Valores especiais para empresas


Conheça nossos Cursos

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR