6 de fevereiro de 2015

A NR10

A NR10 e as outras 36 Normas de Segurança Regulamentadoras, conhecidas também como NRs, foram criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tem como objetivo:

  • Preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores;
  • Delinear procedimentos e estratégias de prevenção de acidentes na construção civil por meio de adoção de ações de impacto individual e coletivo;
  • Fomentar a adoção de uma política de segurança no trabalho dentro das organizações;
  • Coibir a realização de atividades em condições precárias ou que exponham a saúde do trabalhador a riscos;
  • Regulamentar uma legislação referente à segurança no trabalho.

As 37 NRs correspondem a temas diferentes, tratando desde prevenções de riscos ambientais até práticas de segurança para o trabalho em altura. De maneira geral, as normas cumprem as principais atuações empresariais existentes no País.


Normas Regulamentadoras – NRs

Presentes no capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as NRs se aplicam tanto para o empregador quanto para o empregado. Mas, para as empresas é de suma importância o cumprimento das normas.

não cumprimento leva a multas, processos judiciais e outras complicações. Por outro lado, os benefícios são compensadores:

  • Além da redução dos riscos de multas, seguir as NRs de segurança no trabalho minimiza significativamente o risco de ações indenizatórias. Esse tipo de condenação podem chegar a mais de um milhão de reais;
  • O LTCAT  (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) pode eliminar a obrigatoriedade em pagar alíquota adicional ao SAT (Seguro Acidente do Trabalho). O valor pode ser de 6%, 9% ou 12% sobre a remuneração paga ao trabalhador que tiver direito a aposentadoria especial;
  • A elaboração do laudo de periculosidade ou insalubridade pode demonstrar que sua empresa paga indevidamente os adicionais. Há casos em que empresas conseguiram reduzir mais de R$ 35 mil por trabalhador;
  • A gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) reduz custos sobre a folha de pagamento. O FAP possibilita reduzir pela metade a alíquota do Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT).
  • A empresa que cumpre as NRs de segurança no trabalho preservam sua imagem. Além disso, tem melhor controle dos perigos e riscos de acidentes na construção civil. O resultado é a melhoria na produtividade e otimização de recursos.

Fonte: MNE Associados

Fique atento e consulte a NR 28 – FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES


A NR10 é uma Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego de observância OBRIGATÓRIA.

Pirâmide curso de NR10 Online da Top Elétrica
Pirâmide normas, portarias, leis do curso de NR10 Online da Top Elétrica

Esta norma sofreu uma grande atualização em 2004 e outra recentemente em 2016, sendo o objetivo a redução do número de acidentes de origem elétrica no Brasil.

A atualização da NR10 (Norma Regulamentadora nº 10) em 2004, teve como fundamento a grande transformação organizacional do trabalho que ocorreu no setor elétrico a partir da década de 1990, quando se iniciou a privatização do setor elétrico.

Gráfico Tensão Top Elétrica
Gráfico tensão NR10 Online Top Elétrica

A NR10 obriga os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade à realizar o treinamento de capacitação “Curso Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (40h)”. Ainda para os profissionais que tenham contato direto ou indireto com o SEP (Sistema Elétrico de Potência) deverá ser realizado um “Curso Complementar (SEP) – Segurança no Sistema Elétrico de Potência e em suas Proximidades (40h) ” .

O treinamento da NR10 é obrigatório para todos os profissionais que tem contato direto ou indireto com a eletricidade. Somente com este curso um profissional pode ser autorizado à intervir em um sistema elétrico. Caso este sistema seja o SEP, o curso complementar também se faz obrigatório.

Para o profissional que já cursou o NR10 Básico, deverá fazer a reciclagem após dois anos contados a partir da conclusão do curso. O mesmo é valido para o curso de NR10 Complementar (SEP).


Clique AQUI para conhecer os cursos de NR10 Online da Top Elétrica.

Clique AQUI para saber sobre a Validade do Curso.