Geração de energia Fotovoltaica: vantajosa ou não?

Compartilhe:
Facebook
Facebook
Google+
https://www.topeletrica.com.br/blog/geracao-de-energia-fotovoltaica-vantajosa-ou-nao/
LinkedIn

A geração da energia produzida pelo sol tornou-se uma aliada na economia de energia, tanto econômica como sustentável para o homem da modernidade.

Com a publicação da resolução normativa (REN) n° 482/2012 (e suas alterações pela REN 687/2015) da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permitiu o acesso ao sistema de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia elétrica propiciando uma alta expansão desse mercado.


Empresas buscam, na energia solar, reconhecimento no mercado como empresa sustentável e redução nos custos. De acordo com a reportagem do G1, a Ddx Têxtil Indústria e Comércio de Malhas, indústria catarinense do setor têxtil, sentiu efeitos a curto prazo no investimento realizado para a aquisição de 1.200 painéis fotovoltaicos. Os custos com energia elétrica representam, após a mudança, ¼ do valor de antes. Com essa mudança, a indústria saiu na frente de concorrentes do ramo pela parceria com Lojas Renner, empresa que preza muito por fornecedores com esse tipo de investimento.

Na Alemanha, país onde a energia fotovoltaica é muito utilizada e estudada, testes com ciclovias geradoras de energia são possíveis solução para mais de um problema. Além de economizar e gerar uma sustentável energia, a ciclovia implantada no bairro de Liblar – Erftstadt é pavimentada por pastilhas fotovoltaicas que, além de captarem a luz solar para geração de energia elétrica para o povoado ao redor, também derrete a neve que se acumular na via, além de reduzir os ruídos provocados pela ciclovia.

O governo alemão estuda e aprova a aplicação de geração de energia limpa no país, sendo o representante no mundo desde 2014. Na utilização de ciclovias, como a mencionada acima, o investimento e planejamento devem ser muito programados, pois a previsão é que o capital aplicado retorne de 10 a 14 anos de utilização.

Painéis Solares

Na captação sustentável de energia elétrica, a fotovoltaica é uma forte concorrente para aplicação nas indústrias e comércio, sendo que as vantagens são atrativas nesses ramos de negócio. Até mesmo nas residências, a economia de energia é muito maior com a instalação de painéis solares. De acordo com a empresa Blue Sol, essa economia pode chegar a 95%.

Essa economia, além de utilizar um dos métodos sustentáveis, mencionados em nosso artigo “Geração de Energia Sustentável”, a energia solar é o método que está ao alcance das mãos dos consumidores residenciais, como modo sustentável de energia renovável e de redução nos custos. A economia equilibra os gastos com os equipamentos ou é algo que não se pode considerar no Brasil? Essa é uma resposta que todo o consumidor e empreendedor deve responder, fazendo o devido planejamento.

Geração de energia Fotovoltaica e a NR10

Para trabalhos com eletricidade, o Ministério do Trabalho criou a NR 10, que tem o objetivo de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interajam direta ou indiretamente em instalações elétricas. A norma obriga que o instalador deve ser um profissional qualificado, devidamente treinado e habilitado para estar apto a realizar a instalação segura de equipamentos elétricos.

Instalação de Painéis Solares

NR-10 é aplicável a qualquer tipo de instalação, seja baixa ou alta tensão, corrente alternada ou contínua.

Por esse motivo, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, indicados na NR 10 e regulamentados pela NR 6, são de uso obrigatório para minimizar o risco de lesões por eletrocução.

Os módulos fotovoltaicos produzem energia em corrente contínua. Essa corrente é transportada através de cabos até um aparelho chamado inversor, que tem, como uma de suas funções, converter a corrente contínua em corrente alternada, que é a forma de onda de corrente e tensão utilizados na maioria dos aparelhos domésticos e industriais.

Conexão da Geração de Energia Solar com a Rede da Concessionária de Energia

Para conhecer mais sobre o assunto e estar capacitado para o mercado de trabalho conheça os cursos de segurança em eletricidade da Top Elétrica.

Conheça nossos Cursos

CLIQUE AQUI

Entre em contato conosco pelo chat, pelo telefone (0800 606 5963) ou WhattsApp (41 9 9585 3034).

Nosso e-mail para contato é o topeletrica@topeletrica.com.br

Trabalhe com segurança e volte para a sua família com tranquilidade.


#topeletrica

#nr10basico


BIBLIOGRAFIA

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2019/05/28/industria-do-setor-textil-investe-em-energia-solar-e-se-destaca-no-mercado-de-malhas-infantis.ghtml

http://www.arandanet.com.br/assets/revistas/fotovolt/2019/maio/index.php

blog.bluesol.com.br

Compartilhe:
Facebook
Facebook
Google+
https://www.topeletrica.com.br/blog/geracao-de-energia-fotovoltaica-vantajosa-ou-nao/
LinkedIn