Por que NR10?





A NR-10 é uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego e é de observância obrigatória.

Desde sua atualização em 2004 esta norma vem contribuindo para a redução no número de acidentes de origem elétrica no país.

A necessidade de atualização da Norma Regulamentadora nº 10 teve fundamento na grande transformação organizacional do trabalho ocorrida no setor elétrico a partir da década de 1990, em especial no ano de 1998 quando se iniciou o processo de privatização do setor elétrico, trazendo consigo, subsidiariamente, outros setores e atividades econômicas.

Esse processo trouxe a globalização, com a consequente introdução de novas tecnologias, materiais e, principalmente, mudanças significativas no processo e organização do trabalho.

As novas tecnologias implementadas em sistemas e equipamentos, no setor elétrico, como em outras atividades envolvendo os serviços elétricos dos consumidores, associados a alterações no sistema de organização do trabalho levaram a significativas penalizações aos trabalhadores, facilmente verificados com o aumento do desemprego e a precarização das condições de segurança e saúde no trabalho, com consequente elevação no número de acidentes envolvendo esse agente.

O texto de atualização da NR-10 obriga os profissionais que trabalhem direta ou indiretamente com eletricidade à realizar o treinamento de capacitação “Curso Básico - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (40h)”. Ainda para os profissionais que tenham contato direto ou indireto com o SEP (Sistema Elétrico de Potência) deverá ser realizado um “Curso Complementar - Segurança no Sistema Elétrico de Potência e em suas Proximidades (40h).

Sendo assim o treinamento da NR-10 é obrigatório para todos os profissionais que tem contato direto ou indireto com a eletricidade. Somente com este curso um profissional pode ser autorizado à intervir em um sistema elétrico. Caso este sistema seja o SEP, o curso complementar também se faz obrigatório.


Matricule-se!

 

Copyright 2017 | Todos os direitos reservados.